terça-feira, 10 de agosto de 2010

QUAL A SEMELHANÇA ENTRE RAABE E SARA?

Sara era mulher de Abraão e Raabe, a prostituta de Jericó. Duas realidades, duas vidas bem diferentes.
Uma era bondosa, piedosa e pura. A outra: prostituta. A Bíblia não fala sobre Raabe ter um marido. Ela, na verdade, tinha toda cidade. Era criticada, humilhada...
Nenhuma semelhança no estilo de vida dessas duas mulheres.
Mas as duas foram honradas por Deus. Essa é a primeira semelhança: a honra do Senhor. Deus viu a mesma coisa em Sara que viu em Raabe.
Sara recebeu força para carregar e dar a luz uma criança quando já havia passado da idade de ter filhos. Ela agiu porque julgou que Deus era fiel e cumpriria o que prometera(Hebreus 11.11). Ela enfrentou dores de parto e teve um filho, não por causa de suas circunstâncias, mas por causa de sua fé. Sara acreditava... Confiava em Deus. E Raabe?
Também. Ela decidiuficar do lado do povo de Deus e, por isso, escondeu os espiões. Raabe agiu porque acreditava que Deus a libertaria quando Jericó caiu nas mãos dos israelitas. Ela tomou uma decisão fundamentada na fé.
A fé é um fato, uma ação. E essa fé é a maior semelhança entre essas duas mulheres.
Não aceite nenhuma desculpa de que, por ter vivido como Raabe, você não pode ter a experiência da fé.
Deus honrou Sara e Raabe. Deus honra a Fé!
Não importa sua posição ou seu passado, o Senhor levanta pessoas igualmente. Quando se trata de fé, todos têm oportunidades iguais. Não interessa quantos erros você tenha cometido. Deus honra sua fé.
Talvez você tenha vivido como Raabe, mas, se acreditar em Deus, Ele salvará sua casa. Veja bem, Ele não salvou apenas Raabe. Salvou toda sua casa. Todas as outras casas de Jericó foram destruídas. A única casa que Deus poupou na cidade foi aquela que a prostituta morava.
A fé move as mãos de Deus.
Talvez você não se sinta honrada por nãos ser tão santa, mas Deus, mesmo assim, honra somente a fé.
Havia algo na casa de Raabe que Deus considerava valioso. Havia fé. Por causa disso, Deus a protegeu do fogo. Deus também salvou os pertences de Raabe. Quando o fogo acabou, ela era a mulher mais rica da cidade.
Tenha fé.
O Senhor quer mudar sua história, assim como mudou a de Sara, quando lhe presenteou com um filho e como transformou a de Raabe, quando a salvou do fogo.
Deus está batendo na porta do seu coração, pedindo pra você abrir a acreditar que Ele é o unico capaz de fazer o impossível acontecer na sua vida!
Glória a Deus!!!

2 comentários:

  1. Mariana,

    obrigada por partilhar esse texto tão rico de esperança e encorajamento, que com certeza edificará muitas vidas na fé necessária para alcançar e entender o esplendor do Reino de Deus e desde já aqui na terra... Que Deus continue te usando poderosamente para falar aos corações sedentos pela verdade que liberta, em Cristo Jesus. Amém!!!
    P.S.: Faz mtoooo tempo que não nos vemos e talvez nem se lembre mas pra avivar, lembro de vc da época do Cearense quando sempre estava com a Nara e tempo depois nos encontramos, acho que há mais de 4 anos nas aulas da cia do Helder.... espero que recorde.

    Daiara Maia

    ResponderExcluir
  2. Olá Mariana!
    Conheci seu blog agora e já gostei muito do texto. Voltarei com mais tempo pra conhecer melhor.
    Um beijo e fique na paz do Senhor.

    ResponderExcluir